Tudo o que precisa saber sobre o Mobile Marketing

Estamos numa altura em que a tecnologia faz parte da vida de qualquer um de nós e a utilização de tablets e smartphones mudaram a forma como os consumidores acedem a sites e como compram.

Como resultado prático desta alteração, os clientes têm uma expectativa bastante elevada quando acedem a determinados sites que derivam das suas pesquisas antes de adquirir um determinado produto ou serviço.

O que é o Mobile Marketing?

O mobile marketing é o termo utilizado para definir todas as ações de marketing de uma empresa que são efetuadas através de telemóveis ou quaisquer outros dispositivos móveis (esta é uma área que tem levado centenas de empreendedores a criar as suas próprias empresas, por isso, se for o seu caso e se estiver a começar a sua atividade, saiba que pode criar logotipo grátis).

Por norma, são utilizados em campanhas que envolvem SMS, MMS, jogos, sites responsivos, QR Codes, botões de ação rápida e ações de multimédia através de Bluetooth.

Esta forma de interagir com o cliente, permite que o próprio consumidor interaja com a marca em qualquer lugar e de uma forma mais simples.

Isto é extremamente importante para o seu negócio, principalmente se for uma empresa pequena ou se o seu negócio é local (ou seja, o consumidor tem de se deslocar até à loja física para consumir o produto – por exemplo restaurantes, cabeleireiros…).

A estatística indica que 7 em cada 10 brasileiros tem um smartphone e que o utiliza diariamente para a realização de diversas pesquisas (em muitos casos mais ainda do que um computador fixo).

Como ter sucesso através do mobile marketing?

Se pretende ter sucesso através do Mobile Marketing é importante que saiba aproveitar os “micro momentos”, ou seja, aqueles poucos minutos ou segundos que um utilizador pega no smartphone para ver o email ou simplesmente passar o tempo enquanto espera por algo.

Muitos empresários ou empreendedores, não têm noção que 76% dos consumidores abandonam um site em poucos segundos se o mesmo for muito lento ou se não for facilmente visível no dispositivo móvel.

Assim sendo, se quer garantir que consegue angariar clientes que estejam à procura de algo através do smartphone, deve otimizar já o seu site para que ele seja responsivo e otimizado para todos os dispositivos (independentemente do tamanho dos mesmos).

O poder da frustração

É importante que saiba que não vai conseguir transformar um visitante em clientes, se o mesmo aceder ao seu site através de um dispositivo móvel e não conseguir visualizar de forma simples a informação que está à procura. A frustração é o pior inimigo da venda.

Se o potencial cliente ficar frustrado com o seu site, ele vai sair e procurar informações na concorrência.

Assim sendo, se quer garantir que nenhum cliente “foge” do seu site quando realiza uma pesquisa através de um smartphone o primeiro passo é ter a certeza que o seu site é “mobile friendly”, ou seja, que é responsivo no smartphone ou tablet e que utilizar o mobile marketing de forma correta para atrair clientes.

rodrigocosta Autor

Casado, blog, fã de cinema, música, ouvinte da radio cidade desde criancinha. Cheio de idéias na cabeça que um dia vão sai do papel. louco e apaixonado.