Estamos numa altura em que a tecnologia faz parte da vida de qualquer um de nós e a utilização de tablets e smartphones mudaram a forma como os consumidores acedem a sites e como compram.

Como resultado prático desta alteração, os clientes têm uma expectativa bastante elevada quando acedem a determinados sites que derivam das suas pesquisas antes de adquirir um determinado produto ou serviço.

O que é o Mobile Marketing?

O mobile marketing é o termo utilizado para definir todas as ações de marketing de uma empresa que são efetuadas através de telemóveis ou quaisquer outros dispositivos móveis (esta é uma área que tem levado centenas de empreendedores a criar as suas próprias empresas, por isso, se for o seu caso e se estiver a começar a sua atividade, saiba que pode criar logotipo grátis).

Por norma, são utilizados em campanhas que envolvem SMS, MMS, jogos, sites responsivos, QR Codes, botões de ação rápida e ações de multimédia através de Bluetooth.

Esta forma de interagir com o cliente, permite que o próprio consumidor interaja com a marca em qualquer lugar e de uma forma mais simples.

Isto é extremamente importante para o seu negócio, principalmente se for uma empresa pequena ou se o seu negócio é local (ou seja, o consumidor tem de se deslocar até à loja física para consumir o produto – por exemplo restaurantes, cabeleireiros…).

A estatística indica que 7 em cada 10 brasileiros tem um smartphone e que o utiliza diariamente para a realização de diversas pesquisas (em muitos casos mais ainda do que um computador fixo).

Como ter sucesso através do mobile marketing?

Se pretende ter sucesso através do Mobile Marketing é importante que saiba aproveitar os “micro momentos”, ou seja, aqueles poucos minutos ou segundos que um utilizador pega no smartphone para ver o email ou simplesmente passar o tempo enquanto espera por algo.

Muitos empresários ou empreendedores, não têm noção que 76% dos consumidores abandonam um site em poucos segundos se o mesmo for muito lento ou se não for facilmente visível no dispositivo móvel.

Assim sendo, se quer garantir que consegue angariar clientes que estejam à procura de algo através do smartphone, deve otimizar já o seu site para que ele seja responsivo e otimizado para todos os dispositivos (independentemente do tamanho dos mesmos).

O poder da frustração

É importante que saiba que não vai conseguir transformar um visitante em clientes, se o mesmo aceder ao seu site através de um dispositivo móvel e não conseguir visualizar de forma simples a informação que está à procura. A frustração é o pior inimigo da venda.

Se o potencial cliente ficar frustrado com o seu site, ele vai sair e procurar informações na concorrência.

Assim sendo, se quer garantir que nenhum cliente “foge” do seu site quando realiza uma pesquisa através de um smartphone o primeiro passo é ter a certeza que o seu site é “mobile friendly”, ou seja, que é responsivo no smartphone ou tablet e que utilizar o mobile marketing de forma correta para atrair clientes.