Quando estamos dispostos a começar um site, a gente no primeiro momento pode achar que isso é um bicho de 7 cabeças, bem isso pode até ser verdade, mas hoje em dia não temos mais esses problemas.

Eu já trabalho com sites desde 2007, já passei pelos mais variados sistemas de publicação de conteúdo, já passei pelo blogger (blogspot), wordpress (gratuito e pago), ig entre outros serviços pequenos. E no meio desses pulos de plataformas eu descobri vários problemas que me fizeram pensar muito em, como ninguém nunca tentou simplificar essa formula de criação de um site? Como ninguém nunca pesou no consumidor? Afinal, em ajudar eu e você a criar um site bonito, sem a necessidade de sermos formandos em web design e programação.

Pois bem depois de várias propagandas na tv paga e no Youtube, eu conheci o Wix, e pasmem, fui convidado a testar a plataforma deles, como você pode ver nesse artigo. E ao começar a mexer na plataforma e a fazer um desenho de um site que eu poderia usar para meus trabalhos secundários, e poderia indicar para todos os meus amigos que sempre quiseram começar um projeto online mais não fizeram, por não saber nada de como criar sites.

Mais graças ao WIX, os meus amigos estão online agora, e você também pode começar agora mesmo a criar seu projeto online. Abaixo vou dar algumas dicas para te ajudar a colocar seu site no ar.

Nome do seu projeto

Pode até parecer a coisa mais fácil mas acreditem, e a primeira grande dificuldade, pois na hora de pensar no nome do seu projeto, você tem que colocar os temas no qual seu site ira falar, e procurar relacionar palavras ao conteúdo até conseguir criar um nome forte e que indique a identidade do site e mostre claramente o foco dele.

Uma dica:

Faça uma lista dos nomes que você gostou, teste eles com seus amigos, anote as opiniões deles, e o nome melhor posicionado talvez seja o que você deva usar para dar nome ao seu site.

Lembre-se que depois disso temos que fazer o registro, para esse processo você pode utilizar o WIX, de duas formas com um domínio gratuito ou um domínio pago, essa segunda opção é a melhor para deixa seu site com uma cara mais profissional, além de dar uma credibilidade maior ao site.

Conteúdos e tudo?

Sim e não. Complicado ne? Mais calma que eu tento explicar, como todo projeto que se presa temos que trabalhar muito, mais muito mesmo. No tipo de conteúdo que desejamos produzir, pois vai ser ele que vai atrair os primeiros visitantes para sua página. Lembre-se de que no começo a periodicidade é muito importante, já que essa periodicidade vai fazer os “robozinhos” do google começarem a colocar seu site cada vez mais em destaque no sistema de busca deles.

Uma dica:

Sempre use palavras chaves, tags e títulos de fáceis leituras para que o google consiga entender do que a sua postagem se trata.

Vale ressaltar que o WIX.com tem um dos melhores sistemas de SEO, que irá te ajuda a colocar seu site em diversos site de buscas diferentes, além de ajudar com outras centenas de coisas que fazem toda a diferença.

Template Ideal

Depois de conseguir decidir qual será o nome do seu site, essa a coisa que mais dá trabalho, afinal criar um projeto gráfico que demonstre beleza e conteúdo é difícil de fazer, é uma dor de cabeça infernal. Não é só escolher um tema para seu site, clicar em ativa e acabou, seria fácil se fosse só isso, mas não é, usarei dois exemplos para vocês, um será o wordpress e o outro a WIX.

Como funciona a ativação de um site no WORDPRESS E WIX

WORDPRESS

Esse e um dos maiores pecados do wordpress, é muito difícil criar um site no wordpress. Por isso que a maioria das pessoas que acabam utilizando essas plataformas, geralmente utilizando temas prontos. E isso não e legal porque acaba deixado seu site sem uma cara independente, e faz com que seus usuários acabem confundido seu site com algum outro site que tenha o mesmo tema.

Além disso, quase todos os sites que utilizam o wordpress geralmente estão com todas as suas funções em inglês e faz com que a você perca muito tempo mudado o idioma manualmente.

WIX

No Wix você consegue um site original, pessoal e com a cara do seu projeto fácil, isso porque o WIX conta com um serviço de arrasta e solta, que te auxiliar a criar o melhor site e acima de tudo, original. Além de todo o conteúdo está em português.

No Wix as coisas já são bem diferente, você tem toda a liberdade de criar seu site, falando nisso já te contei que você pode criar um tema grátis?  Então corra pra lá e crie o seu site agora, te garanto que não vai se arrepender de ter sua própria identidade, com o tema que deseja, da forma que sempre quis. Vai lá sem medo de ser feliz e aproveite todos os benefícios que eles nos oferecem. Aproveite !!