untitled copiar

Já faz tempo que videogames não são mais “coisa de criança”: essa indústria, além de extremamente lucrativa, tem empresas que são verdadeiras gigantes da tecnologia. Os videogames estão há muito tempo entre os dispositivos mais comercializados no ramo tecnológico. Para provar isso, elencamos Top 10 consoles mais vendidos de todos os tempos.

10) Atari 2600 – 30 milhões de unidades vendidas

Atari2600a

O bisavô dos consoles (para não dizer tataratataravô) foi o responsável por começar a tornar esse tipo de equipamento verdadeiramente popular e acessível para o grande público. Ele vendeu uma quantidade surpreendente para a época do seu lançamento (1977) e contou com jogos clássicos e precursores, como Pac-Man, Space Invaders, ET, entre outros.

9) Nintendo 64 – 32,93 milhões de unidades vendidas

N64-Console-Set

Em 1996, o futuro dos games era 3D e o Nintendo 64 entrou com tudo nessa nova tecnologia, trazendo grandes franquias como Mario, Donkey Kong, The Legend of Zelda, Pokémon, Super Smash Bros e muitas outras.

O ótimo catálogo de games da Nintendo e o poder de hardware do N64 fizeram desse console um dos mais vendidos e populares. Mas ele não era perfeito: ainda funcionava com os antigos cartuchos (foi o último videogame a usar essa tecnologia) e possuía alguns acessórios e periféricos que atrapalhavam seu uso. Não fosse por isso, provavelmente teria vendido ainda mais unidades.

8) Mega Drive – 40 milhões de unidades vendidas

Sega-Mega-Drive-JP-Mk1-Console-Set

Lançado em 1988, o Saga Genesis (no Brasil chamado de Mega Drive) foi o primeiro console de 16 bits – uma imensa revolução para a época. Em suas várias versões, o videogame vendeu muito no mundo todo e também aqui no Brasil, tornando-se o primeiro console de muitas crianças.

Sua popularidade foi resultado do grande poder do hardware (para a época) e dos grandes jogos que marcaram o Mega Drive, como a maior franquia da Sega, que estreou nesse console: Sonic The Hedgehog!

7) Super Nintendo – 49,10 milhões de unidades vendidas

SNES-USA

Conhecido também como SNES, o console foi lançado em 1990 no Japão e logo conquistou o mundo. Vendo o sucesso da Sega com o Mega Drive, a Nintendo lançou a versão “super” do NES – o seu antecessor.

Esse videogame foi uma verdadeira febre (quase toda criança dos anos 90 teve um) e apresentou mais clássicos dos games, como Super Mario World, Donkey Kong Country, Star Fox, Mario Kart, Super Street Fighter II e muitos outros.

6 – NES (Nintendo Entertainment System) – 61,91 milhões de unidades vendidas

videogames-mais-vendidos-10-posicao-nes

Um verdadeiro ícone dos games – muita gente começou a apertar os primeiros botões nesse console. Isso porque esse modelo é um dos primeiros videogames fabricados, ainda na geração 8 bits, lançado em 1983.

O alto número de vendas (só no Japão foram 20 milhões) não foi gratuito: nesse console estrearam algumas das franquias mais conhecidas dos games, como The Legend of Zelda e Super Mario Bros (o segundo game mais vendido de todos os tempos).

5 – PlayStation 3 – 83,8 milhões de unidades vendidas

Playstation-3

A terceira geração de videogames da Sony, apresentada ao mundo em 2006 e também chamada de PS3, impressionou com seu hardware poderoso. O console também trazia novas ferramentas e funcionalidades (como numerosas partidas multiplayer on-line), além de franquias exclusivas (como God of War, Uncharted, Last of Us e LittleBigPlanet).

4 – Xbox 360 – 84 milhões de unidades vendidas

1430502982102

O Xbox 360 chegou ao mercado um ano mais cedo do que o seu concorrente, o PS3, e talvez isso seja um fator que fez com que o videogame da Microsoft tenha obtido maior número de vendas entre os dois principais consoles da antiga geração.

Claro que, além disso, também tiveram influência fatores como o preço mais acessível, ótimo hardware e parcerias com grandes desenvolvedoras de games que lançaram jogos exclusivos de renome – Halo, Gears of War e Motorsport, só para citar alguns. Esse é outro console que segue vendendo até hoje, tamanha a sua popularidade e qualidade.

3 – Nintendo Wii – 101,56 milhões de unidades vendidas

Wii-Console

Apesar da 7ª geração de consoles ter o PS3 e o Xbox 360 como videogames mais reconhecidos, o campeão de vendas dessa geração é o Wii, da Nintendo, que foi lançado em 2006. O Wii apresentava games mais casuais, com menor poder gráfico, e focados na diversão; um videogame “para a família” – daí o nome “Wii”, que soa como “we”, “nós” em inglês.

Além disso, o console trazia controles únicos, já que toda a jogabilidade funcionava através do Wii Remote, um sensor de movimentos. Alguns dos principais títulos desse videogame foram novas versões de Mario Kart e Super Smash Bros, Mario Galaxy, Wii Sports, dois títulos da franquia The Legend of Zelda, entre outros.

2 – PlayStation – 102,49 milhões de unidades vendidas

curiosidades-20-anos-playstation-one1

Após procurar por alguns parceiros (entre eles a Nintendo) e não obter sucesso, a Sony decidiu lançar sozinha o seu console, chamado de PlayStation, em 1994. O videogame chegou ao mercado trazendo novidades: jogos salvos em CD, o uso do memory card para armazenar o progresso nos jogos e até a possibilidade de tocar CDs de música.

Toda essa revolução não passou despercebida e logo conquistou o gosto do público, que, graças ao CD, tinha acesso a jogos mais poderosos e grandiosos, além de poder salvar seu progresso no game através do memory card.

O console também trazia games que viraram ícones, como Crash Bandicoot, Gran Turismo, Tomb Raider, Final Fantasy e muitos outros, que ajudaram o PS a já chegar ao mercado com status de clássico.

1- PlayStation 2 – mais de 155 milhões de unidades vendidas

SONY DSC

O console mais vendido de todos os tempos é a 2ª geração do PlayStation! Esse videogame foi uma verdadeira febre, inclusive no Brasil, popularizando de vez os consoles e fazendo com que a Sony se firmasse como uma das principais empresas do ramo. Gráficos mais poderosos, jogos mais densos e o início das partidas on-line marcaram o PS2.

Lançado em 2000, o PlayStation 2 ultrapassou facilmente seu principal concorrente (o Xbox) como o console mais vendido da 6ª geração, muito disso devido aos seus games exclusivos, como God of War, Metal Gear, Resident Evil e Silent Hill. Todos esses fatores colaboraram para que o PS2 alcançasse a impressionante marca de mais de 150 milhões de vendas – será que os novos consoles conseguirão bater esse número?

Esse post foi uma colaboração de Humberto Puperi da Cinco Ti, uma das melhores empresas de tecnologia do sul do país.