A pouco mais de quarto anos a Netflix reinava em terras tupiniquins, não tínhamos muitas opções para assinar serviços de streaming, na época era um mercado muito complicado de atuar, só tínhamos praticamente a netmovies que começava a entrar no online, o extinto Globo Vídeo (atual Globoplay) e o Sexyhot.com.br (acho que conta sim, até porque deve ter sido o primeiro serviço no brasil, se duvidar).

Pouco a pouco as pessoas começaram a entender o que era streaming e começaram a assinar os mais variados serviços, como a netflix, sportfiy entre alguns outros. E por causa do valor dos serviços de streaming que sempre foram muito mais baratos que a tvpaga, os assinantes das operadoras de tv começaram a abandonar o serviço e a querer conteúdo online que seria mais fácil de se consumindo.

Só que no Brasil as operadoras de tv (sky, net etc…) Nessa época era completamente contra que os canais das programadoras que tem contrato com eles, liberasse seu conteúdo online, isso prejudicou muito a fidelização dos clientes.

Mas aos poucos as operadoras e os canais foram percebendo que a única forma de tentar segurar os assinantes seria dar “de graça” o que os assinantes têm na Netflix (sem contar os originais), seus filmes, séries e documentários. Afinal quase tudo que tem no catálogo passa em algum canal na tv paga, e vendo que eles estavam fazendo sucesso porque o público poderia ver tudo de uma vez, sem comercial, podendo pousa e dar play na hora que quiser as operadoras e os canais de tv, viram que deveriam lutar contra a Nettflix, e começaram a criar seus serviços de streaming.

Mas a guerra já estava vencida, afinal a debandada do público já tinha começado e só aumentava.  As grandes programadoras começaram a lançar os seus serviços, no início muito meia boca, com pouco conteúdo, series sem está completa, lento, travava e a imagem de péssima qualidade coisa que nem no Youtube se aceitava mais.

A mudança começou

A Globosat foi a primeira a lançar seu serviço online com o muu é longo mas com o excelente GloboSatPay, eles fizeram o que todos nós queríamos e com uma velocidade muito boa, filmes, séries, documentários, shows e os mais variados programas com temporadas completas, episódios adicionados em velocidade recorde e melhor de tudo os principais canais ao vivo pela internet e app. pouco tempo depois foi a vez do telecine que no navegador e no app funciona muito bem mas app de tv e xbox não funcionava, mais foi rapidamente reparado. Hoje em dia a Globosat tem todos os canais online de graça para assinantes até o canal adulto.

Twitch oferecerá jogos grátis para assinantes do Prime

 

FOX

Nunca foi um sistema bom, o app no celular trava e não abria as vezes, no site não tinha conteúdo direito, e quando tentava ver um programa ele não abria, e vinha mensagem informando que você não tinha acesso ao conteúdo, sendo que você tinha o canal onde passa o determinado programa, mais quando iria ver online ele não estava disponível, atualmente isso já está resolvido, o serviço funciona e muito bem, falta algumas coisas para ele fica excelente.

HBO GO

Nunca usei, mais sempre foi dito que é um sistema complicado e que nem todos os episódios estão online, coisa que ficou no passado, mais ainda tem muita reclamação sobre travamentos

Turner, Viacon, Discovery e Sony

Essas são as principais programadoras de conteúdo, que ainda não tem um sistema digno, a qualidade delas. Erros muito comuns entre eles nem todos os canais tem conteúdo online, não tem catalogo decente, não tem programação ao vivo, e não são liberadas para a maioria das tvs por assinatura.

Canais vendendo assinaturas

Devido aos erros das operadoras e ao alto valor das assinaturas das tvs, muitos assinantes abandonaram a tv paga, e foram para internet. Mirando nesse público que algumas programadoras de tv estão criando seus serviços online e vendendo separado da tv, é o caso da HBO GO que custa R$34,90 e agora do FOX+ que vai custar R$ 34.90.

E eles não são as únicas que estão mirando no mercado sem a presença das operadoras de tv, a Globosat ainda está preparando o terreno para lançar o telecine play, futebol e o combate sem a necessidade de uma assinatura de tv.

Mas vale a pena?

Agora pode até se disser que sim, você pode assinar um serviço da HBO GO, Telecine Play e Netflix ai você poderia te o melhor dos mundos, mas se você curte futebol, programas de culinária, decoração, notícias ou outros muitos tipos de conteúdo que não tem na Netflix e não vai ter tão cedo ou que é exclusivo de algum canal, ai teremos que assinar um novo canal ou serviço e a cada nova assinatura mais caro fica o produto final, e se todas os canais lançarem serviços separados eles ficaram mais caro que a tv paga que temos hoje.

Mais é bem feito para as operadoras de tv que nunca deram apoio para que os assinantes tivessem conteúdo online de graças e fizeram eles conhecer e se apaixonar pela Netflix e hoje em dia muitos desses assinantes não querem mais voltar a pagar mais de cem reais no mínimo para voltar para tv paga, e os canais estão se aproveitando disso e lançando seus serviços. O futuro é ainda desconhecido mais provavelmente será um futuro caro para os amantes de conteúdo.