Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog Via Geek

Não é de hoje que sabemos que a maioria das empresas acaba sendo infectada por vírus por não treinar sua equipe para se proteger corretamente na web. Mas, recentemente, foi comprovado que, mesmo com muito cuidado, você pode se tornar um alvo fácil para os criminosos mais determinados.

Parece até mentira, mas infelizmente é verdade: existem truques e golpes de phishing que conseguem enganar até mesmo os técnicos mais experientes. A situação foi apresentada no evento Black Hat 2017, pela pesquisadora Karla Burnett, onde até mesmo seus colegas foram surpreendidos com o ataque de phishing.

O experimento mostrou que nosso cérebro responde de maneira muito instintiva e rápida ao se deparar com situações corriqueiras, como é o caso de receber e-mails ou mensagens virtuais. Sendo assim, não conseguimos filtrar com clareza muitas dessas informações e, quando nos damos conta, já caímos em um golpe digital.

Outra situação muito usada para enganar usuários é quando os sites de phishing incluem links com redirecionamento para o site original — que eles estão copiando — conseguindo enganar até mesmo os técnicos no assunto. Por mais que você suspeite de algo, fica difícil tomar uma decisão contra quando todos os pontos apresentados são a favor.

Um dado preocupante é que nos 3 primeiros meses de 2016, o número de e-mails com arquivos infectados aumentou 50% em relação ao ano retrasado. E, para piorar, as técnicas de spam se tornaram muito mais perigosas, ao utilizarem novas táticas como o spear phishing — e-mail malicioso, aparentemente enviado por uma fonte confiável, como uma empresa ou conhecido.

O cenário fica ainda pior ao constatar que 1 em cada 7 e-mails criminosos enviados em 2016 continham alguma espécie de ransomware. A tecnologia para efetuar golpes virtuais vem crescendo em uma velocidade absurda e não basta apenas analisar cada informação calmamente. Em algum momento você pode deixar algo passar, e é nessa brecha que os criminosos virtuais fazem a festa.

Para se proteger contra as ameaças digitais e ransomwares, escolha um antivírus poderoso e eficiente, até mesmo contra os pequenos perigos. O Internet Security da Bitdefender oferece uma proteção completa para seu computador, com sistema anti-phishing e defesa avançada contra ameaças. A ferramenta ainda trabalha sem comprometer o desempenho do seu dispositivo.

E você, já sofreu algum ataque de phishing? Conte para a gente nos comentários!

Imagens: UOL Segurança Digital, LinkedIn, Kaspersky Lab.