Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender Antivírus para uso exclusivo do site Via geek.

Quem nunca precisou utilizar um carregador de outra marca em seu smartphone quando sua bateria estava nas últimas, não é mesmo? Acontece que, apesar de comum, essa prática não é recomendada e em alguns casos pode até prejudicar o seu aparelho. Entenda melhor essa questão a seguir:

iphone

Volts na Medida Certa

A quantidade de volts indica a tensão da corrente elétrica fornecida ao aparelho celular. Essa quantidade não está relacionada a velocidade do carregamento, ou seja, se um carregador tem mais volts que outro, não significa necessariamente que ele poderá carregar um smartphone mais rapidamente.

No entanto, se você utilizar um carregador com menos volts do que o necessário, pode ser que a carga leve mais tempo para ficar completa ou que ela nem ocorra; por outro lado, se você utilizar um carregador com mais voltagem do que o suportado é possível que algum componente do dispositivo queime.

Hoje em dia, praticamente todas fabricantes de smartphone adotaram o padrão USB com sistema de 5V, o que afasta maiores perigos, mas não dispensa a necessidade de verificar a compatibilidade das voltagens.

celulares-carregando

A Questão dos Amperes

O carregador do seu smartphone é, na verdade, uma fonte de alimentação, que fornece uma tensão constante de 5V para o verdadeiro carregador do aparelho, instalado no interior do smartphone.

O – verdadeiro – carregador conta com mecanismos que regulam o fluxo de corrente utilizado, buscando na fonte somente a quantidade de Amperes necessária para carregar o aparelho. Com isso, mesmo que um carregador tenha mais Amperes que o necessário, ele não irá prejudicar o smartphone; caso contrário, se a fonte tiver menos Amperes que o necessário, é possível que o aparelho não carregue ou que esse processo seja mais demorado.

samsung-carregando

Evitando Problemas no Seu Smartphone

A melhor maneira de evitar problemas é sempre utilizar uma fonte de alimentação fornecida pelo fabricante. Caso isso não seja possível, antes de utilizar uma nova fonte, verifique a quantidade de volts e de Amperes, comparando-as com as utilizadas na fonte original do seu aparelho. Essa precaução deve ser tomada também ao adquirir carregadores portáteis ou para carros.

Agora que seu aparelho smartphone já está seguro por fora, aproveite também para investir na segurança do seu interior, baixando e utilizando o melhor antivírus para Android do mercado, fornecido gratuitamente pela Bitdefender, que conta com tecnologia de alta detecção e impacto mínimo nos recursos.

Imagens: Aberto até de Madrugada, Inhabitat e Techregar.