Eu fui convidado pela WIX a conhecer sua ferramenta de criação de site, e a dar minha opinião. Aceitei o convite, fui conhecer a plataforma e contarei como foi minha experiência de uso do site wix.com .

Captura de tela 2015-01-16 19.13.58

Algo que me chamou atenção logo que comecei a navegar no site foi a qualidade dos temas que eles disponibilizam para criação de sites, são bonitos e com uma grande qualidade no design.

Outra coisa legal no wix é que no começo do processo de criação, eles tem um grande número de opções para escolha de temas (tamplates, layouts) que varia de site pessoal, de negócios, de portfólio e até lojas online. Todas as versões adaptáveis para dispositivos móveis.

Captura de tela 2015-01-17 19.14.30

Após conhecer o site fui escolher um layout, entre os muitos disponíveis, que tivesse mais relação com os assuntos que trato no site Via Geek. O Wix possui um recurso no qual é possível a personalização de todos os layouts, então você começa com um pronto mas pode muda-lo completamente caso queira. O meu escolhido foi o tema Tecnologia e Gadgets, ele já vem pronto para ser usado, mas dei mais uma personalizada no site e o resultado está abaixo:

Captura de tela 2015-01-18 01.51.42 Captura de tela 2015-01-18 01.51.57

E no celular ele ficou assim.

Captura de tela 2015-01-18 01.54.25 Captura de tela 2015-01-18 01.54.34

Agora vamos pontos positivos e negativos da plataforma Wix para criação e edição do seu site. Serei bem sincero sobre tudo que falar, e darei minha opinião.

Positivos:

Grande quantidade de temas: não tem como você não gostar de pelo menos um deles. Além de contar com tantas opções, eles possuem muitos aplicativos (plugins) como por exemplo, a opção curtir esta postagem no facebook, seguir no Twitter e Google Plus, caixa de comentário do facebook e ata a colocação de uma loja dentro do seu site, e tudo isso a um click.

Se você não entende de códigos esses plug-ins facilitam muito na hora de personalizar o site.

Captura de tela 2015-01-18 02.34.11

Não é necessário saber nada de programação para começa a usar o wix, e quando você escolhe um tema ele é totalmente editável. Basta você clicar no local que gostaria de fazer a alteração, é muito simples. E isso não é macumba, nem feitiçaria, e sim pura tecnologia. Veja na imagem abaixo como modifiquei o local onde ficará o formulário de contato diretamente na página e sem mexer em código nenhum para edição.

Captura de tela 2015-01-18 02.35.56

Outra coisa que me chamou muita atenção, foi a página para dispositivos móveis. O site na sua versão mobile ficou sensacional, não e igual as páginas que o wordpress e o blogger criam, pois é muito melhor e mais bonito.

O wix ainda tem uma ferramenta de criação de newsletter e muito fácil de usar. Já vem pronto você só precisa editar, trocar as imagens e texto e depois é só enviar para seus assinantes.

Captura de tela 2015-01-18 02.48.34

Se você deseja abrir uma loja dentro de seu site, sem precisar ficar mexendo no DNS ou outras coisas, o wix faz isso por você e ainda com um painel mostrado seu pedidos.

Captura de tela 2015-01-18 02.54.44

Negativos.

Pois bem a primeira coisa que me deixou meio bravo, foi a demora que as vezes ocorre quando tentamos puxa uma ferramenta de uma posição para outra. Demora essa que me fez clicar em uma ferramenta e do nada vem a ferramenta de cima ou vise, vessa. Quando não fica um em cima do outro.

Quando se tenta mudar o local de aplicativo ou até mesmo adicionar um novo, você tem que definitivamente ter paciência pois tem que mudar a posição de todos aplicativo.

Na verdade não achei que os contra foram realmente importantes uma vez que nem chega a ser algo realmente forte ou que me faria a desisti do Wix.

Eu realmente gostei muito do Wix, aceitaria até muda para plataforma deles, uma vez que e muito fácil de mexer e com muitas ferramentas. O suporte deles e rápido. Tem versão gratuita e pagar.

E você que tem uma página na internet, mais não sabe mexer eu recomento pra você começa com Wix. Vai lá criar o seu site e me diz o que achou do Wix.