Redes sociais, postagem de opiniões e comentários na grande rede já fazem parte do cotidiano de muita gente, né? Mas cuidado com o que você anda fazendo, pois um simples comentário, uma simples curtida pode lhe causar grandes transtornos profissionais e pessoais. Olhem só para o exemplo do que aconteceu esta semana:

 

Em outubro de 2012, em Jundiaí (SP), um recepcionista de uma loja de motocicletas “curtiu” a publicação de um post no Facebook de um ex-funcionário da mesma loja em que trabalhava no qual o ex-funcionário ofendia a loja e seus donos. A loja após constatar as mensagens ofensivas e perceber as curtida do atual funcionário não teve dúvidas e o demitiu por justa causa. O funcionário entrou na justiça contra a decisão da empresa e recentemente saiu a decisão: a justiça brasileira concordou com a justa causa da empresa.

justiça-1

Eu já tinha visto casos semelhantes no exterior, mas este é o primeiro caso que tenho notícia no Brasil. Temos que ter cuidado com o que fazemos, o que postamos e curtimos, pois isto pode ficar registrado em nossas vidas de forma negativa por muito tempo. Neste caso concreto, além do funcionário demitido não ter seus benefícios, ainda teve seu nome divulgado pela imprensa (o viageek preferiu não divulgar) e vinculado em um processo na justiça, o que pode ainda atrapalhar em conseguir futuros empregos… tudo isso por causa de uma curtida… já pensou?

 

Vamos pensar um pouco antes de tomar atitudes que podem em um primeiro momento ser engraçadas, mas que podem nos marcar para sempre. As vezes as pessoas podem dizer: Mas eu estava brincando, não pensei que um post fosse ofender, uma curtida não significa nada, não pensei que magoaria alguém dizendo tal coisa…. Existem diversas desculpas e realmente é difícil a pessoa avaliar sozinha se o que ela está fazendo é ofensivo ou não. Existe uma forma simples de medir isso, e é tentando se imaginar em algumas situações reais. Já ouviu a frase que na internet todo mundo é valente? As vezes é fácil escrever um comentário no computador, mas você diria este comentário cara a cara para alguém? Por exemplo se você irá fazer um comentário sobre a empresa em que trabalha, para e pense um pouco: este comentário que estou fazendo da minha empresa eu poderia falar cara a cara com qualquer funcionário dela sem problema? Poderia falar com seus colegas e seu chefe? Se a resposta for “sim, falaria com qualquer funcionário sem problema nenhum” então provavelmente é um comentário que não irá te prejudicar. Agora se sua avaliação para o comentário for esta: “eu falaria o comentário para meus colegas de trabalho, porém nunca falaria para meu chefe… ele não pode nem imaginar que disse isso” então pode saber que seu comentário pode ser um tanto quanto desnecessário. A ideia é antes de postar, tentar  se colocar sem situação real, é pensar antes de agir… entenderam?

 

E aí, gostou? Não gostou? Comente!

  • As pessoas tem que aprender que o online e off line hoje em dia andam juntos.